Porque pintar unha apenas de vermelho quando há tanto por onde escolher?

sábado, 31 de março de 2012

Autismo de Azul

Azul. Peça de puzzle. Elementos que alguém convencionou para representar o Autismo. O Autismo é a disfunção global do desenvolvimento com maior crescimento no mundo. No mundo, a ONU estima que 67 milhões de indivíduos em todo o Mundo sejam afectados pelo Autismo. Na maioria dos países o Autismo é mais comum que doenças oncológicas, diabetes e HIV juntos. Você sabia?

"Por isso é tão importante consciencializar. Haver um dia de comemoração seria tonto de todo! Terem criado esta data que se arrasta por todo o mês de Abril, sem dúvida ajuda. A imagem da peça de puzzle que falta ou a cor azul nas iluminações, nas roupas, no Avatar nas redes sociais, servem apenas para uniformizar uma vontade que existe em todos nós tocados pelo autismo: que entendam de uma vez que estas pessoas existem, que não são malcriadas porque têm comportamentos socialmente considerados desadequados, apenas que são habituais neles, e mais!, têm direito a frequentar espaços públicos sem serem olhados de soslaio. Bem sei, é pedir muito, mas a cada um dos 365 dias do ano, eu consciencializo."
por Ana Martins (Escritora Portuguesa)


Existe uma Carta dos Direitos das Pessoas com Autismo, aprovada no Parlamento Europeu em 1996 e, esta população autista, tem direitos – um deles é a de serem diferentes: nem melhores nem piores, apenas diferentes.

A 18 de Dezembro de 2007 a ONU aprovou a resolução 62/139, apresentada pelo Estado do Qatar, que declara 2 de Abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
Foi criado para chamar a atenção das autoridades e da população em geral, para um problema que, até hoje, é pouco falado e divulgado. Serve também de homenagem a todas as crianças e respectivas famílias que todos os dias vivem este problema, enfrentando, geralmente, muitas dificuldades e descriminações. No dia 02 de Abril, a partir de 2008, é comemorado o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day).


Encorajamos a todos bloguistas, publicar este post dia 2 de Abril, a acender uma luz na janela de sua casa, em seu emprego em azul, a vestir-se de azul, a pintar as unhas de azul, a parar, um dia só que seja do ano e reflicta sobre uma perturbação que, a ser reconhecida na rua, por quem por nós passa, faria a vida destas pessoas e suas famílias muito mais simples.
Obrigada por um gesto que até é simples, tal como a população autista que conheço me tem vindo a ensinar a dar importância ao que tem valor na vida - o SIMPLES.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...